top of page

Evangelho: Fonte de inspiração e inquietação

  • Foto do escritor: Alexandre Santos
    Alexandre Santos
  • 11 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

São João Paulo II afirmou ainda quando era cardeal em Cracóvia na Polonia em abril de 1962 que “O Evangelho é fonte de inspiração e de inquietação criativa”


Na medida que vamos nos aprofundando na vida de Cristo descritos no Evangelho vamos descobrindo a Beleza. Essa Beleza que é manifestada na Cruz, onde podemos vislumbrar o mais belo dos Filho do homem, já prefigurava o salmista.


Já percebeu que mesmo no meio secular ainda hoje tantos artistas inspiram-se do Evangelho? Já parou para escutar e ver as composições do U2? Quantas letras e inspirações compostas a partir da experiencia do Evangelho.


Para o homem de hoje, para o artista, o Evangelho tem voltado a ser uma fonte de inspiração criativa - inspiração literária, na pintura, na música, no teatro. Mas hoje ela tem se apresentado de um jeito novo, com novas formas. Aqui na França vimos nos últimos anos um espetáculo musical intitulado Jesus dirigido por um cantor reconhecido (Pascal o Bispo), uma cantora mergulhar nos textos de santa Teresinha (Natasha St-Pier). Por quê? Pois em um mundo perdido em tantas Fakes News, em tantas polarizações a Verdade do Evangelho continua intacta, pois essa verdade é a beleza, ela é o próprio AMOR.


Podemos contemplar que todas as etapas da manifestação de Deus nos Evangelhos são uma expressão singular de Beleza tornando-se assim para os artistas uma fonte de procura, de inquietação criativa.


Inquietação?

Sim, o Evangelho se torna fonte de inquietação porque os elementos apresentados na manifestação de Deus são bem ordinários, a trama é bem ordinária, ela fala do cotidiano da vida de Jesus. Quantos encontros transformadores: Samaritana, Nicodemos... Ah, podemos perceber o extraordinário diante dos milagres. Mas até os milagres descritos no Evangelho assumem uma forma bem ordinária. Olhemos o pão que se multiplica, o pão é algo ordinário do nosso cotidiano. A água que se transforma em vinho. O vinho é em si algo de extraordinário? ...


Vamos deixar Deus se manifestar no ordinário do nosso cotidiano? O que hoje o Evangelho te inspira? Qual a inquietação que ele te traz? E se deixássemos que o nosso ordinário hoje fosse preenchido da Beleza do Evangelho?


Comments


© 2023 por Alexandre Santos. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page